sábado, 12 de junho de 2010

BRINCAR é também APRENDER



A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM E NA VIDA DO SER HUMANO

O elemento lúdico é concebido como fio condutor do resgate da sensibilidade do homem, sufocada pelas relações desumanizastes do sistema capitalista”.

O uso da metodologia conta com propostas que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade, a nutrição da alma, proporcionando as vivências lúdicas, experiências corporais que se utilizam da ação do pensamento e da linguagem, tendo no jogo e na brincadeira sua fonte dinamizadora.

“A metáfora do brincar faz o contexto do aprender; Por meio do seu sentido de similaridade podemos dizer que é o mesmo pelo diferente”.

Aos educadores:

Ao sentir que as vivências lúdicas podem resgatar a sensibilidade, até então adormecida, ao perceber-se vivo e pulsante, o professor/aprendiz faz brotar o inesperado, o novo e deixa cair por terra que a lógica da racionalidade extingue o calor das paixões, que a matemática substitui a arte e que o humano dá lugar ao técnico (Santin, 1990), permitindo o construir alicerçado no afeto, no poder fazer, sentir e viver.

Bem, através de vivências e pesquisas específicas pude mostrar um pouco do grande trabalho e desenvolvimento que o lúdico pode trazer e influenciar na vida de cada um de nós.

Na minha concepção, é a forma mais fácil de aprender!

Elane Fideles



4 comentários:

  1. Em toda a história da humanidade, as guerras jamais conquistaram a paz. Somente a educação, diálogo e desprendimento foram capazes de promover a paz e a harmonia entre as pessoas

    ResponderExcluir
  2. Começou bem!!!
    Bem apresentável,boas idéias, ótimos textos e...
    se conheço a Srta Fideles este blog
    será um espaço de crecimento humano.
    Parabéns baby!!!

    ResponderExcluir
  3. é verdade miga tantas coisas acontecem ao nossos olhos
    as vezes nao damos conta de tantas coisas acontecendo ...
    adorei
    bjao

    ResponderExcluir
  4. as citações são de quem?

    tenho uma amiga cuja tese de mestrado é essa. lançaremos um livro juntas no próximo dia 25.

    beijos.

    ResponderExcluir

Pensar é quebrar conceitos...